COACHING DE CARREIRA – O PROCESSO PARA O SUCESSO E RESULTADO

Posted by:

O que é o Coaching de Carreira?

O Coaching de Carreira é um processo de Coaching, desenvolvido  por um  profissional habilitado o Coach que artavés do uso da metodologia, técnicas e ferramentas vai ajudar o cliente (Coachee) a descobrir o que quer da vida profissional, através do autodesenvolvimento, onde  ele consegue se descobrir, compreender o que deseja e como pode agir na busca das estratégias para atingir o objetivo almejado.  O processo auxilia o Coachee a fazer o planejamento da sua carreira, integrando-a aos seus propósitos de vida pessoal e profissional.

Sabemos que o trabalho ocupa a maior parte de um recurso escasso e muito importante para o ser humano chamado tempo. E, as pessoas param para pensar: Como eu estou usando o meu tempo?  O que eu faço hoje está fazendo o meu potencial se realizar  e contribui para as minhas aspirações pessoais e profissionais? Quando eu vejo que o domingo está terminando e a segunda-feira se aproximando, penso: amanhã, é um novo dia tenho muitos desafios, vou para um lugar que me faz feliz ou amanhã é segunda-feira, já estou com dor de cabeça, só de pensar, o que me espera, vai ser um dia estressante; Ir trabalhar significa desenvolver competências e habilidades, contribuir com uma equipe de alta performance e para o resultado do sistema organizacional ou significa  cumprir uma rotina, ganhar dinheiro para sobreviver, enfrentar  um chefe e uma equipe hostil e não entender com o que o seu trabalho efetivamente contribui? São milhares de questões positivas e negativas, que precisam ser respondidas com sinceridade e lucidez.

Para ajudar neste processo,  entra  no cenário, o profissional Coach, que tem como missão assessorar o Coachee a definir as metas e desenvolver a estratégia para conquistar a carreira que deseja, seja no ambiente corporativo ou como empreendedor.

O Coaching de Carreira pode ajudar:

  1. Na ascensão da Carreira, buscar o melhor equilibrio e resultados ainda melhores.
  2. Na Crises de Carreira ( Bloqueio de Carreira, Descarrilamento, Perda de Foco e Motivação, Perda de Performance, Estresse e Desconexão com a liderança, equipe e organização).
  3. Nos Processos de Movimentações Corporativas ( transferência, promoção, mudança de área, sucessão, aposentadoria).
  4. Nos Processos de Transição ( admissão, mudança de emprego, mudança de carreira).
  5.  No Desenvolvimento de Carreira ( treinamento de competências e novas habilidades).
  6.  Na Projeção de Carreira ( ascesão profissional na empresa),
  7.  E outros: retorno ao emprego após licença maternidade, colocação após perda do emprego,enfim, são várias aplicações.

Assim sendo, nós  podemos entender que o processo de Coaching de Carreira ajuda o Coachee em todas as fases de sua carreira: ascensão, mudança e estagnação.

O processo de Coaching de Carreira traz muitos benefícios, entre os quais destacamos:

  1. Identificação de objetivos e estabelecimentos de metas que clarificam as ações para a carreira pretendida e construção da visão de como atingi-la;
  2. Identificação do potencial,das competências  e construção de novas habilidades;
  3. Identificação dos pontos de melhorias, crenças limitantes e obstáculos;
  4. Identificação das forças e fraquezas, oportunidades e limitadores, ou seja, os fatores que ajudam ou atrapalham o alcance das metas, sejam internos ou externos.
  5. Postura mais segura e assertiva para lidar com pessoas;
  6. Postura sistêmica, um equilíbrio da vida pessoal com a profissional, clarificação de papéis e prioridades.
  7. Fortalecimento da autoestima e da autoconfiança.
  8. Melhor uso do tempo e recursos disponíveis.
  9. Melhoria na comunicação e eficácia pessoal;
  10. Melhor visão para a tomada de decisão e resolução de problemas.
  11. Estabelecimento de plano de ação.
  12. Autoconhecimento.
  13. “Olhar externo” do Coach ajudando no processo de autoconhecimento e potencialização de competências e minimização de pontos fracos.

 

 

Vivemos um período de extrema competitividade, um cenário político e social instável e que exige poder competitivo ,seja das organizações, seja dos profissionais.

Hoje, a maioria dos profissionais têm muitos fatores em comum, formação superior, especialização, idiomas e a sobrevivência pede diferencial, pede característica ímpar, marca pessoal: autoconhecimento,  ação robusta voltada para resultados, o conhecimento de pessoas e  a visão sistêmica fazem a diferença.

O Coaching de Carreira ajudar  a criar este processo de fortalecimento pessoal, através do autoconhecimento e apoio ao direcionamento da vida profissional, uma vez que trabalha nos objetivos e metas smart para atingi-los, alinhamento de missão, visão, valores com os objetivos profssionais e colabora para desenhar o caminho para obtenção das melhores estratégias  para alcançar os resultados almejados, num período de tempo mais rápido.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
0

About the Author:

Administradora de Empresas, especialista em Liderança e Gestão de Pessoas associada a área de Negócios, Master Business and Executive Coach, Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, certificadas pelos órgãos internacionais: Global Coaching Community, European Coaching Association, Metaforum International,Behavioral Coaching Institute, International Coaching Council)e International Association of Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguísitica pelo Elsever Institute , certificada pelos órgãos internacionais:The Society of Neuro-Linguistic Programming, The Society of Neuro-Linguistic Programming - Richard Blandler. Liderança e Gestão em Recursos Humanos ligado as áreas de negócios, atuando há mais de 20 anos na área de Desenvolvimento Organizacional, e Humano, tendo desenvolvido e liderado projetos e em grandes empresas, entre eles Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A, Grupo Air Liquide, BSE . Forte experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos e sua aplicação para transformação e potencialização de resulttados, através das pessoas. Coach para construção de negócios e reestruturação de Organizações Coach de Executivos, Liderança e Carreira.Consultora para projetos Organizacionais e Pessoas. Diretora de Expansão e Regionais da ABRAPCOACHING - Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Autora da Coluna de RH do jormal Correio de Uberlânda de 1998-2001, artigos na Revista ProCoaching, entre outros.
  Posts Relacionados
  • No related posts found.