OBJETIVO E METAS – O CAMINHO PARA O SUCESSO

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Existe uma certa confusão entre objetivo e meta, então vamos compreender o que é objetivo e o que é meta.  

Objetivo é tudo aquilo que se pretende atingir, alcançar, chegar, é o alvo final, já a meta é cada degrau para se conquistar este objetivo.

Uma vez que entendemos o que é objetivo e o que é meta, que tal fazermos um exercício para descobrir os nossos objetivos e as nossas metas. Imagine como você quer estar nos próximos 12 meses, 5, 10, 20 anos, anote tudo num caderno e use suas melhores ferramentas, fotos, frases, desenhos que possam significar este futuro almejado. Permita-se um estado de conexão com os seus sonhos e imagine como ficará feliz com as realizações e desapontado com as não realizações. Esta visão ajudará a definir o que realmente é importante para você.

A lista dos seus objetivos (pessoais, profissionais, relacionamentos, qualidade de vida, espirituais, etc) para os próximos 5, 10, 20 anos está pronta e agora o que fazer?  Vamos transformá-los em metas inteligentes.

Existe o Método Smart que foi criado por Peter Drucker, que ajuda nesta missão. Utilizando este método você pode constatar se as metas para seus objetivos estão coerentes e ao mesmo tempo impulsionar o seu plano de ação.

Como construir metas SMART: Para ser uma meta  Smart ela deverá preencher estes 5 requisitos:

S= Specific – Específica –  Uma meta precisa ser específica, clara, compreensível, dar foco, valores. Exemplo “Aumentar o faturamento da empresa em 10% em 2017. ”

 M=Measurable – Mensurável – Como vai medir o resultado, como vai medir a evolução da meta, qual é o indicador que informará que a meta está sendo realizada.  Uma vez que podemos medir a meta, podemos ver a evolução, a produtividade, bem como, nos permite uma análise para constatar o que está seguindo conforme o planejado e o que não está sendo realizado e neste processo de aprender a aprender, poderão ser feitas as correções necessárias para alcançar o resultado proposto.

A=Attainabe – Atingível – Assim como é importante medir a meta, é necessário pensar se a meta estabelecida é atingível. Suponhamos, que todos os indicadores apontem que em 2017  é  factível, com muito trabalho, aumentar o faturamento em 5%, devido a todas as condições de mercado e a meta estabelecida  é de 10% pode ser frustrante e desmotivador não alcançá-la.  Em casos assim, vale repensar a meta para algo que possa ser conquistado e que dê motivação para escalar metas maiores.

R=Relevant – Relevante – A meta é relevante para atingir seu objetivo final, a meta tem propósito, tem significado, “aumentar 10% o faturamento da empresa”, está conectado com os objetivos estratégicos, vai fazer a diferença para o negócio.

T = Timely – Temporizada – “Aumentar o faturamento da empresa em 10% em 2017”, se a meta não tem prazo, corre o risco de não acontecer, ser protelada e isto poderá afetar o objetivo final. A data propõe um compromisso e direção ao futuro almejado.

Então vamos a ação: Possuindo seus objetivos, construindo suas metas inteligentes, você já tem o caminho para priorizar o que é mais importante realizar na sua vida pessoal e profisssional, de curto a longo prazo.

Sempre faça um balanço do que é mais importante e deve ser feito agora.

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About the Author:

Administradora de Empresas, especialista em Liderança e Gestão de Pessoas associada a área de Negócios, Master Business and Executive Coach, Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, certificadas pelos órgãos internacionais: Global Coaching Community, European Coaching Association, Metaforum International,Behavioral Coaching Institute, International Coaching Council)e International Association of Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguísitica pelo Elsever Institute , certificada pelos órgãos internacionais:The Society of Neuro-Linguistic Programming, The Society of Neuro-Linguistic Programming - Richard Blandler. Liderança e Gestão em Recursos Humanos ligado as áreas de negócios, atuando há mais de 20 anos na área de Desenvolvimento Organizacional, e Humano, tendo desenvolvido e liderado projetos e em grandes empresas, entre eles Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A, Grupo Air Liquide, BSE . Forte experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos e sua aplicação para transformação e potencialização de resulttados, através das pessoas. Coach para construção de negócios e reestruturação de Organizações Coach de Executivos, Liderança e Carreira.Consultora para projetos Organizacionais e Pessoas. Diretora de Expansão e Regionais da ABRAPCOACHING - Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Autora da Coluna de RH do jormal Correio de Uberlânda de 1998-2001, artigos na Revista ProCoaching, entre outros.
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