A IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Posted by:

A Cultura Organizacional reflete a organização; e, entendê-la e compreendê-la é condição obrigatória para os gestores e os colaboradores.

A Cultura Organizacional é o conjunto de todos hábitos, comportamentos, crenças, normas, políticas internas e externas, vivenciadas e compartilhadas pelas pessoas que fazem parte da organização.

Resumindo, é a Cultura Organizacional, que traz o significado para todos as pessoas que trabalham na organização, ou seja, é como as pessoas, visualizam a organização e como devem desenvolver seus papéis dentro dela.

Desta forma, a visão, a missão, os valores, os objetivos e o propósito organizacional devem ser claros, transparentes para todos que dela participam.  A incongruência entre estes elementos organizacionais e os colaboradores causam sérios problemas. Por isto, ao se referir a cultura organizacional deve ser entender que ela deve ser fluída, envolvente e sentida no cotidiano das organizações.

Uma Cultura Organizacional bem compreendida e assimilada e uma gestão de pessoas alinhada a esta cultura, faz a diferença nas organizações com maior sucesso interno e externo.

A Cultura Organizacional tem relevante papel sobre:

  • O engajamento das pessoas com a organização, quanto mais os colaboradores estiverem alinhados à cultura organizacional, melhor será o clima organizacional, a satisfação com o trabalho e o comprometimento.
  • O engajamento do profissional com a organização, quanto mais o profissional se identificar com a empresa, na qual trabalha, maior será o seu resultado e orgulho de pertencer.
  • A conquista da vantagem competitiva, produtividade e resultados financeiros.
  • O direcionamento das ações de liderança.
  • Os processos de mudança e inovação.
  • Os processos de aquisições, fusões, troca de lideranças.
  • A competência de adaptação ereação interna, ao mundo externo, em constante mudança.

A Cultura Organizacional é importante para todos, líderes e colaboradores, pois, é “o manto” que une e influência toda a vida organizacional: estrutura, processos, pessoas e relação com o ambiente externo.

Para os líderes, confere o direcionamento:  a Cultura Organizacional  que se faz necessária para a organização atingir os resultados; bem como, entender e avaliar como as necessidades de mudanças, inovações impactam na Cultura Organizacional e quais são as ações necessárias para assegurar o melhor processo e sucesso.

Para os profissionais, compreender o que a sua organização representa, onde ela está hoje e onde ela quer estar amanhã, o que a move  ( missão, visão, valores, propósitos, rituais internos).

Quando líderes e colaboradores, não entendem, não sabem muito sobre sua organização ou não tem conexão com a mesma, por certo haverá rupturas, conflitos, movimentação de pessoal exagerada, processo difícil de aprendizagem, perda de produtividade e resultados e fraquezas no engajamento no ambiente interno e externo.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
0

About the Author:

Administradora de Empresas, especialista em Liderança e Gestão de Pessoas associada a área de Negócios, Master Business and Executive Coach, Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, certificadas pelos órgãos internacionais: Global Coaching Community, European Coaching Association, Metaforum International,Behavioral Coaching Institute, International Coaching Council)e International Association of Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguísitica pelo Elsever Institute , certificada pelos órgãos internacionais:The Society of Neuro-Linguistic Programming, The Society of Neuro-Linguistic Programming - Richard Blandler. Liderança e Gestão em Recursos Humanos ligado as áreas de negócios, atuando há mais de 20 anos na área de Desenvolvimento Organizacional, e Humano, tendo desenvolvido e liderado projetos e em grandes empresas, entre eles Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A, Grupo Air Liquide, BSE . Forte experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos e sua aplicação para transformação e potencialização de resulttados, através das pessoas. Coach para construção de negócios e reestruturação de Organizações Coach de Executivos, Liderança e Carreira.Consultora para projetos Organizacionais e Pessoas. Diretora de Expansão e Regionais da ABRAPCOACHING - Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Autora da Coluna de RH do jormal Correio de Uberlânda de 1998-2001, artigos na Revista ProCoaching, entre outros.
  Posts Relacionados
  • No related posts found.

Adicionar comentário