Por quê o Coaching é importante no mundo onde a nossa maior certeza é a incerteza?

Posted by:

                             “Todo atleta famoso, todo artista famoso tem um coach, alguém para observar o que você está

fazendo e falar ‘é isso mesmo que você quis dizer? Você fez isso mesmo?’ 

Dar a eles uma perspectiva” 

Eric Schmidt – Presidente Executivo do Google

 

A nossa maior certeza é a incerteza, diante desta situação, alguns se apavoram e se fecham, outros se empoderam e descobrem caminhos fantásticos nas brumas.

No mundo líquido, em que vivemos, que rapidamente, muda e se transforma, exigindo um poder amplo de visão, resiliência e compreensão, as pessoas se acovardam ou desbravam, isto depende da maneira de pensar e agir de cada um.

A diferença entre passar pela vida e viver a vida, depende como se atravessa o caminho. Muitas pessoas estão confusas em fazer esta travessia, seja para objetivos pessoais ou profissionais.

Contudo, estar confuso com o que ocorre e não saber qual caminho seguir não é algo que afeta só alguns, mesmo as pessoas que estão fortemente preparadas se dão o direito de dizer que está difícil entender este cenário veloz, disruptivo, contraditório e sempre se desenhando de maneira diferente.

O mundo global vive, exponencialmente, o impacto de vários movimentos sejam políticos, econômicos e sociais, não bastasse estas incertezas, o impacto da alta tecnologia em tudo que toca vem trazendo mudanças e inovações surpreendentes e a tendência é só aumentar e escalar rapidamente o planeta, mudando radicalmente, a forma como vivemos e trabalhamos.

Diante deste cenário, as pessoas me perguntam, como o Coaching pode ajudar a minha vida pessoal, a minha vida profissional, como pode ajudar o meu negócio? Se eu fizer um processo de Coaching quais os benefícios que eu vou colher? Como o Coaching pode me ajudar a viver o Século XXI?

Para responder as questões, eu vou colocar a minha percepção porque eu considero que o Coaching é a especialidade do desenvolvimento humano que caminha junto com o mundo em transformação constante.

O Coaching é um processo, que através de metodologia e ferramentas, ajuda as pessoas e as organizações a superarem os desafios de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, um mundo em transformação e mudanças aceleradas e disruptivas que criam perspectivas e necessidades, gera novos desafios para as pessoas e para as organizações. Hoje, ao se projetar um cenário de longo prazo é preciso, entre outras coisas, visão sistêmica, agilidade, resiliência, flexibilidade, multidisciplinariedade, engajamento e coragem de assumir o risco.

E o Coaching é uma especialidade do desenvolvimento humano que está conectada aos desafios do mundo atual, porque produz mudanças aceleradas e perenes e que diferente das outras especialidades, é um processo que ocorre de dentro para fora, ou seja, toda a transformação, melhoria e potencial traduzido em resultados, vem através do autoconhecimento, autodescoberta, autoliderança.  E o  mundo atual  exige cada vez mais das pessoas, o conhecimento de si mesmo, o conhecimento das emoções, dos sentimentos, a empatia,  que é a arte de nos colocarmos no lugar do outro, o autodomínio, a arte de servir e criar sustentabilidade,  a responsabilidade e o comprometimento com resultado, a necessidade de trabalhar em conexão para atingir o propósito e o Coaching  contribui, de forma direta para  trilhar este caminho.

Através do Coaching as pessoas encontram propósito, missão, visão e valores, a base da essência humana e passam a utilizar o seu potencial, o seu poder de criação para a ação e realização de metas e objetivos.  Ao mesmo tempo que aprendem a se conhecer e a entender o outro, com isto, desenvolvem as competências necessárias para o Século XXI. As organizações fortalecem também o propósito, missão, visão e valores e a conexão, formando líderes e não apenas gestores, bem como, as pessoas que vão dedicar o seu conhecimento, a sua experiência e motivação para atender o propósito organizacional.

Com a ajuda de um bom Coach, profissional especializado e com formação em Coaching, é possível entender o que está fluindo bem e desvendar o que não está tão bem assim e liberar potencial para ação, desabrochar competências, entender e harmonizar comportamentos. O processo possibilita a mudança do mindset, conjunto de pensamentos, crenças, que estão dentro da nossa mente e que acabam ditando nossos comportamentos, hábitos, ou seja, como nos sentimos e como nos comportamos na vida, o que nos faz ficar parado ou o que nos faz movimentar para obter resultados diferentes.

No processo de Coaching ocorre a conscientização das crenças, dos hábitos,o que permite expandir e aflorar competências. Trabalhando, recarregando e transformando atitudes para que o conhecimento e as capacidades, com foco e ação se dirijam para as metas e objetivos.   Ao mesmo tempo que a essência é fortalecida, ela é combinada com a transformação do potencial em combustível para atender os objetivos e superar com criatividade, energia, flexibilidade novos desafios.

A grande sacada do Coaching é que trabalha com o presente focando o futuro, tem começo, meio e fim.  Tem um objetivo, tem metas, tem ações e tarefas e tem resultado. Durante o processo, o cliente (coachee) vai se desprendendo de crenças e hábitos que o limitam e o deixam paralisado, permitindo o uso do potencial, identificação das competências que precisam ser maximizadas, tornando claro para o coachee, que pode esculpir qualquer cenário, com comprometimento, ação e performando altos resultados.

Como em qualquer área de atuação, é necessário que o profissional Coach tenha certificação e formação reconhecida.  Chamamos de Master Coach, o profissional que passou por várias formações até o nível de maestria no Coaching.   Também é importante que o profissional, além da Certificação, tenha vivência profissional na área desejada, o que vai ajudar muito, afinal, tudo na vida exige competências, experiências, qualificação, que possam potencializar os resultados, ou seja,  se o Coachee procura alguém para ser o seu Coach na área organizacional, é importante que o Coach tenha vivência na área organizacional; se o Coachee procura um Coach para uma área da Saúde é importante que o Coach tenha uma vivência naquela área da saúde; se o Coachee procura um Coach para alavancar Vendas, Carreira é importante que o Coach tenha experiência nestas áreas. A formação mais uma vivência na área de demanda tornam o processo mais exponencial, adicionada a metodologia, dinâmicas das sessões, contrato, ética e confiança completam o roteiro para a seleção do parceiro que vai ajudar a caminhar num mundo onde a maior certeza é a incerteza.

Contudo, é imprescindível no processo de Coaching o comprometimento do Coachee (cliente), se não houver comprometimento, não haverá resultado.

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
0

About the Author:

Administradora de Empresas, especialista em Liderança e Gestão de Pessoas associada a área de Negócios, Master Business and Executive Coach, Professional and Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, certificadas pelos órgãos internacionais: Global Coaching Community, European Coaching Association, Metaforum International,Behavioral Coaching Institute, International Coaching Council)e International Association of Coaching. Practitioner em Programação Neurolinguísitica pelo Elsever Institute , certificada pelos órgãos internacionais:The Society of Neuro-Linguistic Programming, The Society of Neuro-Linguistic Programming - Richard Blandler. Liderança e Gestão em Recursos Humanos ligado as áreas de negócios, atuando há mais de 20 anos na área de Desenvolvimento Organizacional, e Humano, tendo desenvolvido e liderado projetos e em grandes empresas, entre eles Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A, Grupo Air Liquide, BSE . Forte experiência em todos os subsistemas de Recursos Humanos e sua aplicação para transformação e potencialização de resulttados, através das pessoas. Coach para construção de negócios e reestruturação de Organizações Coach de Executivos, Liderança e Carreira.Consultora para projetos Organizacionais e Pessoas. Diretora de Expansão e Regionais da ABRAPCOACHING - Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Autora da Coluna de RH do jormal Correio de Uberlânda de 1998-2001, artigos na Revista ProCoaching, entre outros.
  Posts Relacionados
  • No related posts found.

Adicionar comentário